PARA QUEM É?
Para quem deseja ter uma vida mais leve e fluida. Para quem tem dificuldades em relaxar no dia a dia, em função de preocupações intensas e/ou frequentes. Quem está sempre pensando no futuro, e raramente no momento presente. E para pessoas que têm dificuldade de enfrentar medos específicos que prejudicam sua vida e/ou relacionamentos.
A terapia para a ansiedade, como outras formas de psicoterapia, começa com o autoconhecimento. Para que possamos regular nossa ansiedade, é preciso entender quais sãos os seus gatilhos, ou quais são os medos e inseguranças importantes para cada pessoa. A seguir, alguns exemplos de como a ansiedade pode aparecer em contextos distintos!
Ansiedade Social
É um tipo de ansiedade relacionado à avaliação que as pessoas podem fazer de nós. Quem tem ansiedade social elevada está frequentemente preocupado se está sendo percebido pelos outros e com o que estão pensando.
Ansiedade de Desempenho
Também está relacionada a uma avaliação externa, mas se restringe à avaliação de um desempenho específico. Por exemplo, no trabalho, em apresentações, em relações sexuais, etc.
Ansiedade Generalizada
Nesse caso, os contextos são tão diversos e a ansiedade tão frequente, que não parece haver estímulos em comum atuando como gatilhos, ou pelo menos eles não são claros. Simplesmente, a pessoa sente que precisa fazer algo (ou não fazer) para evitar que as coisas deem errado, em várias esferas e a todo momento. Em geral, pessoas que sofrem com ansiedade generalizada se sentem inquietas, irritadas, impacientes e/ou tensas com frequência.
Outras
Como nossas emoções são amplamente aprendidas, nossa sensibilidade a ameaças pode variar bastante também. Tudo depende da nossa história de vida. Algumas pessoas podem ficar muito ansiosas em relação a relações amorosas, outras em relação a questões de saúde, entre várias possibilidades. Independentemente do contexto, a ansiedade pode se tornar um problema quando ocupa muito tempo e energia, e quando nos afasta daquilo que nos é importante.
Como a terapia pode ajudar?
Como a ansiedade não é uma doença, mas sim uma resposta natural do nosso corpo, a terapia não se propõe a eliminá-la. Porém, hoje sabemos que é possível mudar a nossa relação com as ameaças percebidas em nosso ambiente, quando entendemos nossa história de aprendizagem em relação a elas e quando nos dispomos a experimentar novas estratégias de enfrentamento.
O objetivo da terapia para ansiedade é modificar a sua relação com o mundo, de forma que você sinta mais confiança e segurança para conduzir a sua vida na direção que deseja.
Se você tem sofrido com ansiedade e gostaria de ajuda para lidar com ela, entre em contato!