PARA QUEM É?
Para pessoas que sentem que aspectos interpessoais estão no núcleo das suas questões atuais: relações instáveis, com muitas brigas, dificuldades em começar ou manter relacionamentos, timidez, pouca conexão emocional, entre outras possibilidades. É uma terapia para quem busca desenvolver suas habilidades interpessoais e aprender a construir relacionamentos íntimos e conexão emocional!
Por que focar nas relações?
Por mais que vivamos em uma cultura individualista, o ser humano é um ser social. Portanto, relacionamentos saudáveis são vitais para nossa saúde mental, seja com amigos, familiares, pares românticos. Estudos mostram que relações de qualidade são fatores de proteção para uma série de transtornos psiquiátricos, além de estarem associados a percepções de bem-estar e até mesmo a uma maior longevidade.
Como funciona o tratamento?
Como em outras formas de terapia individual, o processo começa com o acolhimento e autoconhecimento. Dedicamos tempo a entender o que traz a pessoa à terapia, como funcionam seus comportamentos interpessoais e seus relacionamentos. A partir daí, criamos objetivos conectados com as necessidades percebidas e trabalhamos em cima deles.
A grande diferença é que a relação estabelecida com o terapeuta é utilizada como a principal ferramenta para observação e modificação dos padrões interpessoais. Do começo ao fim da terapia, estaremos atentos a como se dá a interação no consultório e como ela se parece com as interações vividas no lado de fora. O terapeuta convidará a pessoa a estar consciente de seus padrões interpessoais e ter a coragem de experimentar novas atitudes no ambiente seguro da terapia, dentro dos limites e possibilidades da relação terapêutica. Os aprendizados vividos na terapia poderão ser, então, transferidos para fora, de forma natural ou planejada quando necessário.
Se você gostaria de ter esse tipo de ajuda, entre em contato, vamos conversar!
Ou saiba mais sobre o meu método de psicoterapia.